Como já estudado, um sistema fechado troca energia somente com a vizinhança, não trocando matéria, como se verificaria no sistema aberto.
A Terra é portanto um sistema Fechado !
O Planeta Terra não efectua trocas de matéria com a sua vizinhança (universo), mas efectua trocas de energia, como a energia solar. Mas podem se perguntar sobre os meteoritos que incidem sobre a nossa superfície terrestre, estes são considerados “matéria” mas dado que são tão diminutos de acordo com as dimensões e massa do nosso planeta que consideramos o planeta como um sistema fechado.
Fica aqui um esquema sobre os sistemas :
Fonte : Google Imagens
Reflexão : Eu na minha perspectiva pessoal penso que a Terra possui algumas desvantagens em ser um sistema fechado , porque Visto que o planeta Terra é um planeta fechado, pela lógica, este não troca matéria, o que torna a matéria presente na superfície da terra finita. Temos de preservar os recursos naturais, por exemplo o petróleo é um recurso natural finito que se acabara um dia, procurando o Homem uma necessidade de substituir este para a manutenção de uma qualidade de vida que nos satisfaça. Do mesmo modo, os materiais residuais são um grande problema, pois podem provocar um desequilíbrio no planeta, a solução foi a Reciclagem, daí ser tão importante a sensibilização para este assunto, alias todos nós conhecemos a política dos 3 R (reduzir, reciclar e reutilizar).
Sem comentários:
Enviar um comentário